Na manhã desta sexta-feira (11), os professores do Fundamental II e Ensino Médio participaram da formação com o tema ‘Cultivando Comunidades de Prática’, conduzida pela professora Camilla Ortega Gomes.
A atividade foi organizada a convite da supervisora pedagógica Marinete e trouxe um tema atual para o fortalecimento da atuação docente em equipe, recorte da dissertação de Mestrado da professora Camilla, desenvolvida na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), sobre Formação Continuada e Comunidades de Prática (CoP).
“É muito interessante discutir esse tema porque ele abre portas para o trabalho em equipe. Temos diversas turmas de alunos, professores qualificados, experientes, e juntos podemos pensar em soluções diferentes que são aplicadas ao nosso contexto”, destacou Camilla.
Durante o encontro, os docentes refletiram sobre os benefícios de se trabalhar em uma Comunidade de Prática — conceito de Etienne Wenger-Trayner, que se refere a um grupo de pessoas que compartilham uma paixão ou desafio em comum e que aprendem juntas, por meio da interação contínua.
Entre os benefícios apontados estão a aprendizagem entre pares, o senso de pertencimento, a inovação psicológica, a resolução de problemas concretos, além do fortalecimento da coesão e do alinhamento entre os membros da equipe.
Camilla ressaltou que a Comunidade de Prática abre portas para a conexão e para um trabalho coerente entre todos os professores. “Serve para que a gente fale a mesma língua e possa pensar em soluções para os desafios que enfrentamos juntos — não só os desafios gerais, mas também os específicos de cada área, como os professores de Linguagens ou os de Ciências da Natureza”, explicou.
Ao final, os professores participaram de uma dinâmica prática em que compartilharam desafios vivenciados no semestre e pensaram juntos em soluções a serem aplicadas no retorno às aulas.
A formação foi um momento valioso de escuta, troca e construção coletiva, reforçando o compromisso da escola com a qualificação contínua de seus educadores e com uma prática pedagógica colaborativa.