FICAI ATENTOS

Mateus 24,42-51 – FICAI ATENTOS

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42 “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43 Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44 Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45 Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46 Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar. 47 Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48 Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49 e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50 então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51 Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”. – Palavra da Salvação. – Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Jesus nos quer educar para vivermos esta vida numa dimensão de transcendência. Neste mundo material no qual vivemos nada é definitivo. Tudo perece. Tudo passa velozmente. Tudo termina. O próprio tempo cronológico é irreversível.

O viver aqui na terra sofre esta ação de irreversibilidade. Não podemos cair no erro de achar que vamos nos imortalizar neste mundo material, no qual Deus nos permite iniciar nossa caminhada rumo a eternidade.

Tudo neste mundo é lindo porque é obra da criação de Deus. Mas tudo é finito, isto é, sujeito à morte. Por mais lindo que seja este mundo, a plenitude da beleza não está neste mundo. A plenitude da beleza está na eternidade, no transcendente. O céu é o lugar da perfeição total.

O ato de viver comporta em si o ato de morrer. É um movimento cíclico. Morremos para o ontem, para vivermos bem, hoje. Não nos resta alternativa a não ser ir para frente, para o encontro definitivo com Ele, fonte de toda vida. E no momento oportuno, quando tivermos terminado nossa missão neste mundo, haveremos de nos encontrar com Ele. Será maravilhoso! E O contemplaremos face a face. Fomos feitos para a eternidade.

Oração

Senhor Jesus, autor do tempo e da eternidade, vem em meu socorro. Socorre-me em minhas fraquezas humanas. Levanta-me de minhas quedas cotidianas. Não permitas, Jesus, que eu fique prostrado(a) e abatido(a) por não confiar na grandeza do Teu amor que restaura e redime. Dá-me a graça de conhecer a Ti, Deus único e verdadeiro e Aquele a quem enviaste: Jesus Cristo. Ajuda-me a merecer contemplar-Te face a face. Que o tempo cronológico que me permites viver seja realmente tempo para dar de comer a quem tem fome, para dar de beber a quem tem sede, para vestir os nus, para dar abrigo aos peregrinos, para cuidar dos doentes, para visitar os presos e para enterrar os mortos. Faze-me mais sensível para que consiga ver a dor e os sofrimentos de tantos irmãos meus. Ajuda-me a ser merecedor da eternidade pela prática do amor que tudo transforma. Amém.

Bênção

– Deus te abençoe e te guarde. Amém.

– Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.

– Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.

– Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.