Infantil

O QUE FAZ UMA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO

Certamente brinca! Faz amigos, convive com crianças e adultos que não são seus familiares. Mas não é apenas isso o que acontece. Até os 5/6 anos, a criança viverá, na Educação Infantil, uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano nos aspectos intelectuais, emocionais, sociais e motor. Para tanto, a escola deve ser um espaço estimulante, educativo, que propicie a construção de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro da criança. Conheça um pouco da Proposta Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Salesiano Dom Bosco.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Para responder às necessidades dos nossos alunos, a Proposta Pedagógica da Educação Infantil organiza-se, segundo a UNESCO, em quatro aprendizagens:

  • Aprender a conhecer: aprendizagem que se refere ao domínio dos instrumentos de conhecimento; é a construção do conhecimento de mundo; construção dos conceitos.
  • Aprender a fazer: é a aprendizagem de como pôr em prática o próprio conhecimento; aprendizagem dos procedimentos, das ações.
  • Aprender a viver juntos: é aprender a descobrir e olhar o outro; é conviver cooperativamente na busca de objetivos comuns.
  • Aprender a ser: é desenvolver a própria personalidade; aprender agir com autonomia e responsabilidade; é o cultivo de atitudes positivas, de valores, da ética.

E como escola confessional acrescentamos:

  • Aprender a crer: é a aprendizagem dos valores cristãos; a educação na fé, na relação com o transcendente. Neste sentido, a educação que propomos apóia-se no tripé do sistema preventivo de Dom Bosco: razão (identificada no valor do diálogo), a religião (o evangelho fundamenta e dá sentido as nossas experiências), amorevolezza (relação pessoal, amiga, acolhedora e fraterna).
    A prática pedagógica da Educação Infantil no Colégio salesiano Dom Bosco é baseada na teoria sociointeracionista. Neste sentido, a criança constrói seu conhecimento por meio da sua relação com o mundo, com os objetos e com as pessoas. O professor coordena o trabalho, planeja, programa as atividades e ajuda a criança na construção do conhecimento. São desenvolvidos projetos e atividades nas quais se trabalham as áreas de conhecimento. Uma diversidade de atividades significativas, planejadas e mediadas pelo professor, conduzem os alunos a um desenvolvimento integral nos aspectos intelectuais, emocionais, sociais e motor. Nesta proposta de trabalho é organizada uma rotina que desenvolve conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, cristalizada no sistema preventivo de Dom Bosco. Sistema este que se revela na presença e no olhar atento e afetuoso dos educadores junto aos seus alunos; na formação humana e cristã proporcionada pelo colégio.

ROTINA

  • Acolhida
  • Roda: oração / calendário/ chamada /rotina/conversa;
  • Atividade: envolve as áreas de conhecimento (Linguagem; Matemática; Natureza e Sociedade)
  • Higiene
  • Lanche
  • Roda da fruta
  • Atividade Diversificada
  • Roda de Leitura
  • Jogos
  • Psicomotricidade
  • Inglês ( Infantil I- II e III)
  • Educação Física
  • Musicalização
  • Informática ( Infantil I – II e III )
  • Aula Passeio
Portal do Aluno