Padre Luigi Fávero fez a abertura do evento, que reuniu cerca de 800 pessoas

O Teatro Dom Bosco foi palco, nos dias 11 e 12 de julho, do XI Sulão de Catequese. O Diretor Administrativo do Colégio, Padre Luigi Fávero, participou da abertura, acolhendo cerca de 800 participantes, em nome da Missão Salesiana de Mato Grosso.

O evento, com representantes das dioceses dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, teve como objetivo promover a formação, partilha de experiências e fortalecimento da missão catequética na região sul do país.

Durante a abertura, o Diretor Administrativo do Colégio, Padre Luigi Fávero, destacou o papel central da catequese na história e o simbolismo para a missão salesiana. “Dom Bosco era um grande catequista. Ele ensinou o catecismo ao Bartolomeo Garelli, e esse gesto simples foi o início da nossa congregação e do oratório salesiano – um lugar onde se brinca e se aprende brincando”.

Padre Luigi lembrou em seu discurso de grandes mestres da catequese “Não podemos deixar de falar do maior catequista de todos: Jesus, com suas parábolas, seu cuidado com as crianças e os pobres. E também da maior catequista de todos os tempos: Maria, nossa mãe. Foi ela quem catequizou o próprio Jesus”.

Por fim, ele destacou a grandiosidade do momento vivido na comunidade educativa salesiana. “Esse evento já é um sucesso. É bonito ver mais de 800 pessoas reunidas em nosso teatro. Isso é a Igreja em movimento, comprometida em evangelizar, em manter viva a chama, a lâmpada do Evangelho. Como nos disse o Senhor: ‘Ide pelo mundo inteiro, pregai o Evangelho e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’”.

O tema desta edição do Sulão é “Catequista, mistagogo da esperança”, baseado no lema bíblico “Alegres na esperança, perseverantes na oração” (Rm 12,12-15). Para o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, a escolha reflete um chamado profundo à missão catequética da Igreja. “Precisamos de mistagogos — pessoas capazes de conduzir os irmãos à vivência do mistério da fé. Mas, para isso, é fundamental que eles próprios experimentem e vivam essa mística”, destacou Dom Dimas.

O arcebispo também expressou seu reconhecimento à instituição anfitriã. “Registro aqui minha gratidão à Missão Salesiana e ao Colégio Dom Bosco, que abriram as portas para acolher um evento de tamanha importância para o nosso Regional Oeste 1”, concluiu.

O sábado (12) foi marcado por intensas reflexões e aprofundamentos sobre o processo de iniciação à vida cristã. As atividades iniciaram com o Ofício de Nossa Senhora, que aconteceu na Capela Dom Bosco. Ao longo do dia, os participantes acompanharam catequeses conduzidas pela Irmã Leni Monfardini e pelo Padre João dos Santos Barbosa Neto, que abordaram, respectivamente, as dimensões querigmática e mistagógica da catequese. A programação contou ainda com momentos de oração, animação, sorteios e o encerramento do dia com a oração do Rosário.

O encerramento do encontro aconteceu no domingo (13). O dia começou com animação e oração da manhã, seguida da última catequese, dando continuidade à reflexão sobre a dimensão mistagógica da iniciação cristã. Em seguida, todos participaram de uma peregrinação até o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde foi celebrada a Missa de Envio dos catequistas — momento de forte espiritualidade e emoção.

O XI Sulão de Catequese reforça a importância da catequese como instrumento de evangelização e integração entre as dioceses da região Sul e Centro-Oeste, fortalecendo a comunhão e a missão da Igreja.