You are here:    Home      Eventos      ​VI Congresso Salesiano de Educação discute os desafios da educação salesiana

​VI Congresso Salesiano de Educação discute os desafios da educação salesiana

16 de outubro
Published in Eventos, Noticias
Comments are off for this post.

De 12 a 14 e outubro, os educadores de sete colégios salesianos e conveniados participaram de momentos de reflexão, oração, discussão sobre os desafios da educação salesiana e ainda assistiram a apresentações culturais durante o VI Congresso Salesiano de Educação, com o tema Educação Salesiana: um desafio que se renova – promovido pela Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT).

Programação

O VI Congresso Salesiano de Educação teve início na noite do dia 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, com uma celebração eucarística presidida pelo Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Gildásio Mendes, e concelebrada pelos diretores das escolas da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) na Igreja Dom Bosco, no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

As palestras “Como ensinar valores, estimular inteligências e discutir emoções” e “Caminhos da mudança e pensamento estratégico para líderes de hoje e amanhã” foram apresentados pelo Prof. Celso Vasconcelos e Eugênio Mussak, respectivamente, no dia 13 de outubro, no anfiteatro Dom Bosco da UCDB.

Ao final do primeiro dia do VI Congresso Salesiano de Educação, os participantes assistiram às apresentações de música e dança no Museu das Culturas Dom Bosco, localizado no Parque das Nações Indígenas de Campo Grande (MS). Além dos espetáculos do coral e do grupo de cordas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e do grupo de dança Mabtub do Ballet Dom Bosco, os congressistas tiveram acesso ao novo livro do missionário salesiano Pe. Georg Lachnitt – a tradução dos evangelhos em língua Xavante.

As palestras “Tópicos da experiência educativa de Dom Bosco” com o padre Afonso de Castro, SDB, e “Educação em rede e inovação tecnológica: desafios e oportunidades” com a Irmã Ivanette Duncan Miranda, FMA, encerraram o ciclo de apresentações do VI Congresso Salesiano de Educação na quarta-feira, 14 de outubro. No intervalo o Pe. Afonso distribuiu e autografou sua nova obra “A alegria na espiritualidade de São João Bosco”, lançada durante as comemorações pelo Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco – em agosto deste ano.

Balanço

Para o coordenador do setor escolas da MSMT, Pe. Marcelo Fujimura, cada atividade foi pensada para unir os participantes ao projeto educativo de Dom Bosco. “Fomos questionados, indagados e provocados, mas tudo isso faz parte do nosso crescimento”, destacou Fujimura.

“O congresso não termina aqui, este é o ponto de partida para que cada Comunidade Educativa Pastoral (CEP) faça um encontro ao menos três vezes por ano para que a gente  possa ter um olhar amplo do nosso território de atuação”, sugeriu o presidente da MSMT, Pe. Gildásio Mendes, ao finalizar a sexta edição do evento.

“Os salesianos e as salesianas tem as melhores escolas e os melhores professores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. Esse orgulho, essa reflexão, tudo o que aprendemos aqui possam voltar para os colégios e continuar a caminhada”, concluiu.

 

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Araçatuba ballet 1 ballet 4 ballet 5 ballet 6 ballet 7 ballet 8 ballet 9 ballet 10 ballet 11 ballet 12 ballet 13

Comments are closed.

Contato

  • +55 67 3312 3200
  • Av. Mato Grosso, 227 - Centro
  • CEP 79002-230 - Campo Grande, MS